quinta-feira, 31 de julho de 2014

HEPATITE: UMA DOENÇA SILENCIOSA



HEPATITE A

A HEPATITE A É UMA DOENÇA CONTAGIOSA, CAUSADA PELO VÍRUS A (VHA) E TAMBÉM CONHECIDA COMO “HEPATITE INFECCIOSA”. SUA TRANSMISSÃO É FEITA FECAL-ORAL, POR CONTATO ENTRE INDIVÍDUOS OU POR MEIO DE ÁGUA OU ALIMENTOS CONTAMINADOS PELO VÍRUS.

GERALMENTE NÃO APRESENTA SINTOMAS. PORÉM OS MAIS FREQUENTES SÃO:

= CANSAÇO, TONTURA, ENJOO E/OU VÔMITOS, FEBRE, DOR ABDOMINAL, PELE E OLHOS AMARELADOS, URINA ESCURA E FEZES CLARAS. QUANDO SURGEM COSTUMAM APARECER DE 15 A 50 DIAS APÓS A INFECÇÃO. COMO AS HEPATITES VIRAIS SÃO DOENÇAS SILENCIOSAS, CONSULTE REGULARMENTE O MÉDICO E FAÇA O TESTE.

O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA É REALIZADO PELO EXAME DE SANGUE, NO QUAL SE PROCURA POR ANTICORPOS ANTI-HAV. APÓS A CONFIRMAÇÃO, O PROFISSIONAL DE SAÚDE INDICARÁ O TRATAMENTO MAIS ADEQUADO, DE ACORDO COM A SAÚDE DO PACIENTE. A DOENÇA É TOTALMENTE CURÁVEL QUANDO O PORTADOR SEGUE TODAS AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS. MAIORIA DOS CASOS, A HEPATITE A, É UMA DOENÇA DE CARATER BENÍGNO. CAUSA INSUFISIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA GRAVE E PODE SER FULMINANTE EM MENOS DE 1% DOS CASOS.

A MELHOR FORMA DE SE EVITAR A DOENÇA É MELHORANDO AS CONDIÇÕES DE HIGIENE E DE SANEAMENTO BÁSICO, COMO POR EXEMPLO:

= LAVAR AS MÃOS APÓS IR AO BANHEIRO, TROCAR FRALDAS E PREPARAR ALIMENTOS.

= LAVAR BEM, COM ÁGUA TRATADA, CLORADA OU FERVIDA, OS ALIMENTOS QUE SÃO CONSUMIDOS CRUS, DEIXANDO-OS DE MOLHO POR 30 MINUTOS.

= COZINHAR BEM OS ALIMENTOS ANTES DE CONSUMÍ-LOS, PRINCIPALMENTE MARISCOS, FRUTOS DO MAR E CARNE DE PORCO.

= LAVAR ADEQUADAMENTE PRATOS, COPOS, TALHERES E MAMADEIRAS.

= NÃO TOMAR BANHO OU BRINCAR PERTO DE VALÕES, RIACHOS, CHAFARIZES, ENCHENTES OU PRÓXIMO DE ONDE HAJA ESGOTO A CÉU ABERTO.

= EVITAR A CONSTRUÇÃO DE FOSSAS PRÓXIMAS A POÇOS E NASCENTES DE RIOS, PARA NÃO COMPROMETER O LENÇOL D’ÁGUA QUE ALIMENTA O POÇO. DEVE-SE RESPEITAR POR MEDIDAS DE SEGURANÇA, A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 15 METROS ENTRE O POÇO E A FOSSA DO TIPO SECA E DE 45 METROS, PARA OS DEMAIS FOCOS DE CONTAMINAÇÃO COMO: CHIQUEIROS, ESTÁBULOS, VALÕES DE ESGOTO, GALERIAS DE INFILTRAÇÃO E OUTROS.

= CASO HAJA ALGUM DOENTE COM HEPATITE A EM CASA, UTILIZAR HIPOCLORITO DE SÓDIO A 2,5% OU ÁGUA SANITÁRIA PARA LAVAR O BANHEIRO.

= NO CASO DE CRECHES, PRÉ-ESCOLAS, LANCHONETES, RESTAURANTES E INSTITUIÇÕES FECHADAS, ADOTAR MEDIDAS RIGOROSAS DE HIGIENE, TAL COMO A DESINFECÇÃO DE OBJETOS, BANCADAS E CHÃO UTILIZANDO HIPOCLORITO DE SÓDIO A 2,5% OU ÁGUA SANITÁRIA.

PARA TRATAR A ÁGUA, BASTA FERVER OU COLOCAR DUAS GOTAS DE HIPOCLORITO DE SÓDIO EM UM LITRO DE ÁGUA, 30 MINUTOS ANTES DE TOMÁ-LA, DEIXANDO O RECIPIENTE TAMPADO PARA QUE O HIPOCLORITO POSSA AGIR, TORNANDO A ÁGUA POTÁVEL PARA O CONSUMO. NA AUSÊNCIA DE HIPOCLORITO DE SÓDIO, PODE-SE PREPARAR UMA SOLUÇÃO CASEIRA COM UMA COLHER DAS DE SOPA DE ÁGUA SANITÁRIA A 2,5% (SEM ALVEJANTE), DILUÍDA EM UM LITRO DE ÁGUA.

ATUALMENTE O SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) DISPONIBILIZA UMA VACINA ESPECÍFICA CONTRA O VÍRUS CAUSADOR DA HEPATITE A. MAS ESTA VACINA SÓ É RECOMENDADA EM SITUAÇÕES ESPECIAIS, COMO EM PESSOAS COM OUTRAS DOENÇAS CRÔNICAS NO FÍGADO OU QUE FIZERAM TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, POR EXEMPLO.

O (VHA) É UMA VÍRUS DE (RNA) PERTENCENTE Á FAMÍLIA DOS (PICORNAVÍRUS).  

HEPATITE B

CAUSADA PELO VÍRUS B (HBV), A HEPATITE DO TIPO B É UMA DOENÇA INFECCIOSA TAMBÉM CHAMADA DE SORO-HOMÓLOGA. COMO O (VHB) ESTÁ PRESENTE NO SANGUE, NO ESPERMA E NO LEITE MATERNO, A HEPATITE B É CONSIDERADA UMA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL. ENTRE AS CAUSAS DE TRANSMISSÃO ESTÃO:

= POR RELAÇÕES SEXUAIS COM PESSOA INFECTADA.

= DA MÃE INFECTADA PARA O FILHO DURANTE A GESTAÇÃO, O PARTO OU AMAMENTAÇÃO.

= AO COMPARTILHAR MATERIAIS PARA O USO DE DROGAS (SERINGAS, AGULHAS, CACHIMBOS), DE HIGIENE PESSOAL (LÂMINAS DE BARBEAR E DEPILAR, ESCOVAS DE DENTE, ALICATES DE UNHA OU OUTROS OBJETOS QUE FURAM OU CORTAM) OU DE  CONFECÇÃO DE TATUAGENS OU COLOCAÇÃO DE PIERCINGS.

= POR TRANSFUSÃO DE SANGUE CONTAMINADO.

A MAIORIA DOS CASOS DE HEPATITE B NÃO APRESENTA SINTOMAS. MAS OS MAIS FREQUENTES SÃO:

= CANSAÇO, TONTURA, ENJOO E/OU VÔMITOS, FEBRE, DOR ABDOMINAL, PELE E OLHOS AMARELADOS, URINA ESCURA E FEZES CLARAS. ESTES SINAIS COSTUMAM APARECER DE UM A SEIS MESES APÓS A INFECÇÃO. COMO AS HEPATITES VIRAIS SÃO DOENÇAS SILENCIOSAS, CONSULTE REGULARMENTE UM MÉDICO E FAÇA O TESTE.

A HEPATITE B PODE SE DESENVOLVER DE DUAS FORMAS, AGUDA E CRÔNICA. A AGUDA É QUANDO A INFECÇÃO TEM CURTA DURAÇÃO. OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONSIDERAM A FORMA CRÔNICA QUANDO A DOENÇA DURA MAIS DE SEIS MESES.  O RISCO DE A DOENÇA TORNA-SE CRÔNICA DEPENDE DA IDADE NA QUAL OCORRE A INFECÇÃO. AS CRIANÇAS SÃO AS MAIS AFETADAS. NAQUELAS COM MENOS DE UM ANO CHEGA A 90%, ENTRE UM E CINCO ANOS VARIA DE 20% A 50%. EM ADULTOS O ÍNDICE CAI DE 5% A 10%.

O DIAGNÓSTICO DA HEPATITE B É FEITO POR MEIO DE EXAME DE SANGUE ESPECÍFICO. APÓS O RESULTADO POSITIVO, O MÉDICO INDICARÁ O TRATAMENTO O TRATAMENTO ADEQUADO. ALÉM DOS MEDICAMENTOS (QUANDO NECESSÁRIOS), INDICA-SE O CORTE NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PELO PERÍODO MÍNIMO DE SEIS MESES E REMÉDIOS PARA ALIVIAR SINTOMAS COMO VÔMITO E FEBRE.

EVITAR A DOENÇA É MUITO FÁCIL:

= BASTA TOMAR AS TRÊS DOSES DA VACINA, USAR CAMISINHA EM TODOS OS TIPOS DE RELAÇÕES SEXUAIS (VAGINAL/ANAL/ORAL) E NÃO COMPARTILHAR OBJETOS DE USO PESSOAL.

ALÉM DISSO, TODA MULHER GRÁVIDA PRECISA FAZER O PRÉ-NATAL E OS EXAMES PARA DETECTAR HEPATITE, AIDS E A SÍFILIS. ESSE CUIDADO É FUNDAMENTAL PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE MÃE PARA FILHO. EM CASO POSITIVO, É PRECISO SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS, INCLUSIVE SOBRE O TIPO DE PARTO E AMAMENTAÇÃO.

ATUALMENTE O SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE VACINA CONTRA A HEPATITE B EM QUALQUER POSTO DE SAÚDE. MAS É NECESSÁRIO:

= TER ATÉ 24 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS = ESSE FAIXA SERÁ AMPLIADA PARA 29 EM 2012.

= PERTENCER AO GRUPO DE MAIOR VULNERABILIDADE (INDEPENDENTE DA IDADE) = GESTANTES, TRABALHADORES DA SAÚDE, BOMBEIROS, POLICIAIS, MANICURES, POPULAÇÕES INDÍGENAS, DOADORES DE SANGUE, GAYS, LÉSBICAS, TRAVESTIS E TRANSXESUAIS, PROFISSIONAIS DO SEXO, USUÁRIOS DE DROGAS E PORTADORES DE ISTs.

A IMUNIZAÇÃO SÓ É FEITA QUANDO SE TOMA AS TRÊS DOSES, COM INTERVALO DE UM MÊS ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA DOSE E DE SEIS MESES ENTRE A PRIMEIRA E A TERCEIRA DOSE.

O AGENTE CAUSADOR DA DOENÇA É UM VÍRUS (DNA) DE FITA DUPLA DA FAMÍLIA (HEPADNAVIRIDAE).

HEPATITE C

ESSA HEPATITE É CAUSADA PELO VÍRUS C (VHC), JÁ TENDO SIDO CHAMADA DE HEPATITE “NÃO A NÃO B”. O VÍRUS C, ASSIM COMO O VÍRUS CAUSADOR DA HEPATITE B, ESTÁ PRESENTE NO SANGUE. ENTRE AS CAUSAS DE TRANSMISSÃO ESTÃO:

= TRANSFUSÃO DE SANGUE.

= AO COMPARTILHAR MATERIAIS PARA O USO DE DROGAS (SERINGAS, AGULHAS, CACHIMBOS), DE HIGIENE PESSOAL (LÂMINAS DE BARBEAR E DEPILAR, ESCOVAS DE DENTE, ALICATES DE UNHA OU OUTROS OBJETOS QUE FURAM OU CORTAM) OU DE CONFECÇÃO DE TATUAGENS OU COLOCAÇÃO DE PIERCINGS.

 = DA MÃE INFECTADA PARA O FILHO DURANTE A GESTAÇÃO

= SEXO SEM CAMISINHA COM UMA PESSOA INFECTADA (FORMA MAIS RARA DE INFECÇÃO).

O SURGIMENTO DE SINTOMAS EM PESSOAS COM HEPATITE C AGUDA É MUITO RARO. ENTRETANTO OS QUE MAIS APARECEM SÃO:

= CANSAÇO, TONTURA, ENJOO E/OU VÕMITOS, FEBRE, DOR ABDOMINAL, PELE E OLHOS AMARELADOS, URINA ESCURA E FEZES CLARAS, POR SE TRATAR DE UMA DOENÇA SILENCIOSA É IMPORTANTE CONSULTAR O MÉDICO REGULARMENTE E FAZER EXAMES DE ROTINA QUE DETECTAM TODOS OS TIPOS DE HEPATITE. O DIAGNÓSTICO PRECOCE DA HEPATITE AMPLIA A EFICACIA DO TRATAMENTO.

QUANDO A REAÇÃO INFLAMATÓRIA PERSISTE POR MAIS DE SEIS MESES, COMUM EM 80% DOS CASOS, OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONSIDERAM QUE A INFECÇÃO EVOLUIU PARA A FORMA CRÔNICA. QUANDO NECESSSÁRIO O TRATAMENTO É COMPLEXO E DEPENDERÁ DA REALIZAÇÃO DE EXAMES ESPECÍFICOS, COMO BIÓPSIA HEPÁTICA E EXAMES DE BIOLOGIA MOLECULAR. AS CHANCES DE CURA VARIAM DE 50% A 80% DOS CASOS.

NÃO EXISTE VACINA CONTRA A HEPATITE C, MAS EVITAR A DOENÇA É MUITO FÁCIL:

= BASTA NÃO COMPARTILHAR SERINGAS, AGULHAS E OBJETOS CORTANTES COM OUTRAS PESSOAS E USAR CAMISINHA EM TODAS AS RELAÇÕES SEXUAIS (VAGINAL/ANAL/ORAL).

ALÉM DISSO, TODA MULHER GRÁVIDA DEVE FAZER O PRÉ-NATAL E OS EXAMES PARA DETECTAR AS HEPATITES, AIDS E SÍFILIS. ESSE CUIDADO É FUNDAMENTAL PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE MÃE PRA FILHO. E, CASO DE RESULTADO POSITIVO, É NECESSARIO SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS, INCLUSIVE SOBRE O TIPO DE PARTO E AMAMENTAÇÃO (FÍSSURAS NO SEIO DA MÃE PODEM PERMITIR A PASSAGEM DO SANGUE).

O VÍRUS DA HEPATITE C É CONSTITUÍDO POR (RNA) DE FITA SIMPLES E PERTENCE À FAMÍLIA (FLAVIVIRIDAE).

HEPATITE D

TAMBÉM CHAMADA DE DELTA, É CAUSADA PELO VÍRUS D (VHD). MAS ESSE VÍRUS DENPENDE DA PRESENÇA DO VÍRUS DO TIPO B PARA INFECTAR UMA PESSOA. E SUA TRANSMISSÃO ASSIM COMO A DO VÍRUS B, OCORRE:

= POR RELAÇÕES SEXUAIS SEM CAMISINHA COM PESSOA INFECTADA.

= AO COMPARTILHAR MATERIAIS PARA O USO DE DROGAS (SERINGAS, AGULHAS, CACHIMBOS), DE HIGIENE PESSOAL (LÂMINAS DE BARBEAR E DEPILAR, ESCOVAS DE DENTE, ALICATES DE UNHA OU OUTROS OBJETOS QUE FURAM OU CORTAM) OU DE CONFECÇÃO DE TATUAGENS OU COLOCAÇÃO DE PIERCINGS.

= POR TRANSFUSÃO DE SANGUE CONTAMINADO.

DA MESMA FORMA QUE AS OUTRAS HEPATITES, A DO TIPO D PODE NÃO APRESENTAR SINTOMAS OU SINAIS DISCRETOS DA DOENÇA. OS MAIS FREQUENTES SÃO:

= CANSAÇO, TONTURA, ENJOO E/OU VÔMITOS, FEBRE, DOR ABDOMINAL, PELE E OLHOS AMARELADOS, URINA ESCURA E FEZES CLARAS.  CONSULTE REGULARMENTE UM MÉDICO E FAÇA O TESTE.

A GRAVIDADE DA DOENÇA DEPENDE DO MOMENTO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS D. PODE OCORRER AO MESMO TEMPO EM QUE A CONTAMINAÇÃO PELO VÍRUS B OU ATACAR PORTADORES DE HEPATITE B CRÔNICA (QUANDO A INFECÇÃO PERSISTE POR MAIS DE SEIS MESES).

INFECÇÕES SIMULTANEAS DOS VÍRUS (D/B):

NA MAIORIA DAS VEZES, MANIFESTA-SE DA MESMA FORMA QUE A HEPATITE AGUDA B. NÃO HÁ TRATAMENTO ESPECÍFICO E A RECOMENDAÇÃO MÉDICA CONSISTE EM REPOUSO E ALIMENTAÇÃO LEVE E PORIBIÇÃO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR UM ANO.

INFECÇÃO PELO VÍRUS D EM PORTADORES DO VÍRUS B:

NESSES CASOS O FÍGADO PODE SOFRER DANOS SEVEROS, COMO CIRROSE OU ATÉ MESMO FORMAS FULMINANTES DE HEPATITE. PELO CARATÉR GRAVE DESSA FORMA DE HEPATITE. O DIAGNÓSTICO DEVE SER FEITO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E O TRATAMENTO SÓ PODE SER INDICADO POR MÉDICO ESPECIALIZADO. É A PRINCIPAL CAUSA DE CIRROSE HEPÁTICA EM CRIANÇAS E ADULTOS JOVENS NA REGIÃO AMAZÔNICA DO BRASIL.

COMO A HEPATITE D PRECISA DA PRESENÇA DO VÍRUS B PARA SE REPRODUZIR, AS FORMAS DE EVITÁ-LA SÃO AS MESMAS DO TIPO B DA DOENÇA. AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE PREVENÇÃO SÃO:

= VACINAÇÃO CONTRA A HEPATITE B, USO DE CAMISINHA EM TODAS AS RELAÇÕES SEXUAIS (VAGINAL/ANAL/ORAL), NÃO COMPARTILHAR OBJETOS DE USO PESSOAL E MATERIAIS DE MANICURE E PEDICURE. ALÉM DISSO, TODA MULHER GRÁVIDA PRECISA FAZER O PRÉ-NATAL E OS EXAMES PARA DETECTAR HEPATITE, AIDS E A SÍFILIS. ESSE CUIDADO É FUNDAMENTAL PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE MÃE PARA FILHO. EM CASO POSITIVO, É PRECISO SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS, INCLUSIVE SOBRE O TIPO DE PARTO E AMAMENTAÇÃO.

O VÍRUS DA HEPATITE D (VHD), É IMCOMPLETO E PRECISA DO ANTÍGENO DE SUPERFÍCIE (HBsAg) PARA SE REPLICAR.

HEPATITE E

DE OCORRÊNCIA RARA NO BRASIL E COMUM NA ÁFRICA E NA ÁSIA, A HEPATITE E É UMA DOENÇA INFECCIOSA VIRAL CAUSADA PELO VÍRUS (VHE). SUA TRANSMISSÃO É FECAL-ORAL, POR CONTATO ENTRE INDIVÍDUOS OU POR MEIO DE ÁGUA OU ALIMENTOS CONTAMINADOS PELO VÍRUS. COMO AS OUTRAS VARIAÇÕES DA DOENÇA QUASE NÃO APRESENTAM SINTOMAS. PORÉM OS MAIS FREQUENTES SÃO:

= CANSAÇO, TONTURA, ENJOO E/OU VÔMITOS, FEBRE, DOR ABDOMINAL, PELE E OLHOS AMARELADOS, URINA ESCURA E FEZES CLARAS. QUANDO SURGEM COSTUMAM APARECER DE 15 A 60 DIAS APÓS A INFECÇÃO. COMO AS HEPATITES VIRAIS SÃO DOENÇAS SILENCIOSAS, CONSULTE REGULARMENTE O MÉDICO E FAÇA O TESTE.

O DIAGNÓSTICO É REALIZADO PELO EXAME DE SANGUE, NO QUAL SE PROCURA POR ANTICORPOS ANTI-HEV. NA MAIORIA DOS CASOS A DOENÇA NÃO REQUER TRATAMENTO, SENDO PROIBIDO O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, RECOMENDADO REPOUSO E DIETA POBRE EM GORDURAS. A INTERNAÇÃO SÓ É INDICADA EM PACIENTES COM QUADRO CLÍNICO MAIS GRAVE, PRINCIPALMENTE MULHERES GRÁVIDAS.

A MELHOR FORMA DE SE EVITAR A DOENÇA É MELHORANDO AS CONDIÇÕES DE HIGIENE E DE SANEAMENTO BÁSICO, COMO POR EXEMPLO:

= LAVAR AS MÃOS APÓS IR AO BANHEIRO, TROCAR FRALDAS E PREPARAR ALIMENTOS.

= LAVAR BEM, COM ÁGUA TRATADA, CLORADA OU FERVIDA, OS ALIMENTOS QUE SÃO CONSUMIDOS CRUS, DEIXANDO-OS DE MOLHO POR 30 MINUTOS.

= COZINHAR BEM OS ALIMENTOS ANTES DE CONSUMÍ-LOS, PRINCIPALMENTE MARISCOS, FRUTOS DO MAR E CARNE DE PORCO.

= LAVAR ADEQUADAMENTE PRATOS, COPOS, TALHERES E MAMADEIRAS.

= NÃO TOMAR BANHO OU BRINCAR PERTO DE VALÕES, RIACHOS, CHAFARIZES, ENCHENTES OU PRÓXIMO DE ONDE HAJA ESGOTO A CÉU ABERTO.

= EVITAR A CONSTRUÇÃO DE FOSSAS PRÓXIMAS A POÇOS E NASCENTES DE RIOS, PARA NÃO COMPROMETER O LENÇOL D’ÁGUA QUE ALIMENTA O POÇO. DEVE-SE RESPEITAR POR MEDIDAS DE SEGURANÇA, A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 15 METROS ENTRE O POÇO E A FOSSA DO TIPO SECA E DE 45 METROS, PARA OS DEMAIS FOCOS DE CONTAMINAÇÃO COMO: CHIQUEIROS, ESTÁBULOS, VALÕES DE ESGOTO, GALERIAS DE INFILTRAÇÃO E OUTROS.

= CASO HAJA ALGUM DOENTE COM HEPATITE A EM CASA, UTILIZAR HIPOCLORITO DE SÓDIO A 2,5% OU ÁGUA SANITÁRIA PARA LAVAR O BANHEIRO.

= NO CASO DE CRECHES, PRÉ-ESCOLAS, LANCHONETES, RESTAURANTES E INSTITUIÇÕES FECHADAS, ADOTAR MEDIDAS RIGOROSAS DE HIGIENE, TAL COMO A DESINFECÇÃO DE OBJETOS, BANCADAS E CHÃO UTILIZANDO HIPOCLORITO DE SÓDIO A 2,5% OU ÁGUA SANITÁRIA.

PARA TRATAR A ÁGUA, BASTA FERVER OU COLOCAR DUAS GOTAS DE HIPOCLORITO DE SÓDIO EM UM LITRO DE ÁGUA, 30 MINUTOS ANTES DE TOMÁ-LA, DEIXANDO O RECIPIENTE TAMPADO PARA QUE O HIPOCLORITO POSSA AGIR, TORNANDO A ÁGUA POTÁVEL PARA O CONSUMO. NA AUSÊNCIA DE HIPOCLORITO DE SÓDIO, PODE-SE PREPARAR UMA SOLUÇÃO CASEIRA COM UMA COLHER DAS DE SOPA DE ÁGUA SANITÁRIA A 2,5% (SEM ALVEJANTE), DILUÍDA EM UM LITRO DE ÁGUA.

O VÍRUS CAUSADOR DA HEPATITE E (VHE) É DO TIPO (RNA) E PERTENCE Á FAMÍLIA (CALICIVIRIDAE).

HEPATITES TÓXICAS

SÃO AQUELAS GERADAS A PARTIR DO USO DE SUBSTÃNCIAS QUE DANIFICAM O FÍGADO. A INGESTÃO EXCESSIVA DE ALCOÓL PODE GERAR LESÕES NO FÍGADO. OS DANOS PODEM SER HEPATITE ALCOÓLICA, CIRROSE ALCOÓLICA E OUTROS.

 OS SINTOMAS SÃO PRATICAMENTE OS MESMOS EM TODAS AS HEPATITES VIRAIS:

= MAL-ESTAR GERAL, CANSAÇO, SINTOMAS SEMELHANTES Á GRIPE, ISTERÍCIA (COR AMARELADA NOS OLHOS E/OU NA PELE), ELIMINAÇÃO DE URINA ESCURA (COMO CHÁ PRETO), DOR NA REGIÃO LOGO ABAIXO DAS COSTELAS DO LADO DIREITO DO ABDOMEM E NAÚSEAS OU VÔMITOS.

A ICTERÍCIA (AMARELÃO), PORÉM SÓ APARECE EM 50% DOS CASOS. MUITAS VEZES A PESSOA ADQUIRE O VÍRUS, APRESENTA UMA DIARRÉIA, MAS NÃO FICA DOENTE (CASOS SUBCLÍNICOS).

A MELHOR FORMA DE FAZER O DIAGNÓSTICO É ATRAVÉS DO EXAME DE SANGUE, ONDE SE MEDE A QUANTIDADE DE ENZIMAS PRODUZIDAS PELO FÍGADO COMO O (TGO) E (TGP).

NA HEPATITE ELAS ESTÃO BEM AUMENTADAS, FACILITANDO O DIAGNÓSTICO TAMBÉM PODEM SER DOSADOS OS ANTICORPOS ESPECÍFICOS PARA CADA TIPO DE HEPATITE.

COMPLICAÇÕES HEPATITE FULMINANTE:

É UMA COMPLICAÇÃO RARA, PODE OCORRER TANTO NA HEPATITE B OU C. A PESSOA APRESENTA ICTERÍCIA PROGRESSIVA, PODENDO ATÉ APRESENTAR PROBLEMAS NO CÉREBRO. O FÍGADO SOFRE INTENSA NECROSE, QUE É IRREVERSÍVEL. EM GERAL A TAXA DE MORTALIDADE É BEM ALTA, EM TORNO DE 90 A 100% DOS CASOS, A NECESSIDADE DE TRANSPLANTE É ABSOLUTA.

 

FONTE: TRABALHO FEITO NO CURSO DE ACS  2011.

GRUPO: GORY, GRAÇA, JAQUELINE, BERNADETE 

 PROF: CAIO BRUNO

segunda-feira, 28 de julho de 2014

JUIZES DA FESTA 2015/ CIÇO E CECILIA

NOSSA SENHORA DAS DORES

 

 MUITO BONITA A PROCISSÃO DE PADRE CICERO E NOSSA SENHORA DAS DORES. AS PESSOAS ACOMPANHARAM E REZARAM COM MUITA FÉ. DESTACANDO A PRESENÇA DA FILARMÔNICA  SÃO SEBASTIÃO. TAMBÉM HOUVE A PASSAGEM DA BANDEIRA DO CASAL ADRIANO E CLECIA (JUIZES 2014) AO CASAL CIÇO E CECILIA (JUIZES 2015). PARABENS A TODOS OS ORGANIZADORES E  A TODOS OS ARTISTAS QUE PARTICIPARAM DA FESTA, BEM COMO O POVO QUE COMPARECEU EM GRANDE NÚMERO.

domingo, 27 de julho de 2014

INAUGURAÇÃO DO SINDICADO DOS AGRICULTORES FAMILIARES E EMPREENDEDORES FAMILIARES RURAIS DE BELO JARDIM (SAFER)













Aconteceu no dia 21 de julho, às 9:00 na Rua Etelvina Cordeiro Mergulhão, 07 Bairro Edson Moura a inauguração do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Belo Jardim-SAFER, o qual contamos com a presença do Presidente da CONAFER Sr. Paulo Gico, Presidentes dos Sindicatos de Itaiba e Buique, Prefeito de Tupanatinga, Deputado de Tupanatinga, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Sr. André Rocha, pessoas da sociedade civil, representantes de Associações de nossa cidade e Agricultores Familiares.
Em pleno funcionamento na RUA ETELVINA CORDEIRO MERGULHÃO, 07 - Próximo a Moura.






sábado, 26 de julho de 2014

26.07.2014 FESTA DO PADRE CICERO

HENRIQUE CASSIO E BANDA




JORGE DO SINAL






MIDIS FAZENDO A LOCUÇÃO DA FESTA




SOXOTEAR


















ADOREI A FESTA DO PADRE CICERO,ÓTIMAS ATRAÇÕES COM HENRIQUE CASSIO E BANDA, JORGE DO SINAL E SOXOTEAR. MAS O MAIS LEGAL DE TUDO É EONCONTRAR MEUS AMIGOS.



sexta-feira, 25 de julho de 2014

CENAS MARAVILHOSAS COMO ESSA AINDA ME FAZEM ACREDITAR NA HUMANIDADE

Posto de gasolina faz um gesto incrível para salvar animais do frio

Pelo visto, o inverno “chegou de vez” no restante do Brasil. As temperaturas caíram bruscamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro – oeste. Entretanto, a função deste post é outra: Uma história bem legal, que acabou virando notícia.

Assim como os moradores de rua, animais abandonados e bichinhos desaparecidos também sofrem bastante com os dias gelados. Eles costumam procurar abrigo em comércios e casas, mas nem sempre são bem recebidos. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um posto de gasolina conquistou moradores da região ao acolher os cães que precisavam de ajuda.

Funcionários improvisaram bacias e cobertores para receber os hóspedes durante o inverno, e ainda oferecem água e ração. A comerciante Cinthia Cramer flagrou a boa ação ao abastecer o carro no local. “Fiquei olhando admirada, mas só tinha visto um cão. Resolvi descer para ver de perto. Foi quando me deparei com os outros todos acomodados em suas devidas bacias. Achei o máximo. Me emocionei com a criatividade e fotografei. Eles nem me deram bola, continuatam no aconchego. São uns queridos”, contou.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

23.07.2014 ARIANO SUASSUNA UM GRANDE AMANTE DA CULTURA

























 


ARIANO TEM MUITAS OBRAS, MAS  PRA MIM A MELHOR É AUTO DA COMPADECIDA.  PARTIU UM GÊNIO MAS  GRAVOU SEU NOME PRA SEMPRE NA HISTÓRIA DA CULTURA.