terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

26.02.2013 BIU UM HOMEM QUE ESCREVEU SUA PRÓPRIA HISTÓRIA

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 


BIU E SUA HISTÓRIA

QUANDO A CIDADE SILENCIAVA NO CARNAVAL. E OUTROS OS VERONIAVAM ENTRE PRAIAS E PISCINAS DE HOTEL DE LUXO . MOSTRAVA QUE A CIDADE NÃO ESTAVA SÓ E EM SILÊNCIO.

POIS ALÉM  DO TOQUE DE UM BOMBO E UM APITO VIA TAMBÉM UM BOI QUE PULAVA E ELE DIZIA:

- "NÃO ABANDONEI MINHA CIDADE E NEM MEU CARNAVAL EU SOU HISTÓRIA".

FALAR EM BIU É LEMBRAR DAS MÚSICAS E SUAS LETRAS PELA METADE DE SEU PORTUGUÊS, CANTANDO AS MÚSICAS DE WALDIK SORIANO, COM SEU VIOLÃO, SEU CHAPÉU E SEU ÓCULOS ESCURO.

CANTANDO TODOS OS DOMINGOS DE 09:00 DA MANHÃ EM SUA RUA.

O BECO DA MATRIZ FICA LEMBRANDO QUANDO ELE FAZIA SEU CORETO PARA AQUELES QEU ATRAVESSAVAM E NÃO O APLAUDIAM, SEMPRE SORRIAM  COM VÁRIAS GARGALHADAS.

BIU FOI PROTAGONISTA DE UMA HISTÓRIA CÔMICA. TALVEZ NÃO CONHECIDA PELO MUNDO A FORA, MAS PARA TODOS NÓS DE BELO JARDIM, SENTINDO A FALTA DAQUELE GRANDE CARNAVALESCO, CANTOR, HUMORISTA, QUE EM SEU ÚLTIMO CARNAVAL LEVOU PARA AVENIDA, DANDO UM GESTO DE ALEGRIA E DIZIA: " EU SOU A HISTÓRIA DESSA CIDADE, ENQUANTO UNS FORÃO EU AINDA CONTINUO AQUI"!

PARABENS GRANDE BIU

GILVANDRO ESTRELA DE OLIVEIRA

HISTORIADOR: IVONALDO GOUVEIA DE SOUZA

                            IVANILDO RIDOMARCK DE SOUZA

                   ABRAÇOS   GORY VIEIRA

BELO JARDIM, 25 DE FEVEREIRO DE 2013.

 

UM HOMEM QUE ESCREVEU SUA PRÓPRIA HISTÓRIA

PARA MIM BIU É O MAIOR FOLIÃO BELOJARDINENSE,  ELE MORREU, MAS SUA HISTÓRIA JAMAIS SERÁ ESQUECIDA, EM QUALQUER TEMPO OU LUGAR QUE ALGUÉM FALAR DO CARNAVAL DE BELO JARDIM/PE COM CERTEZA CITARÁ BIU O HOMEM DO BOI QUE ENCANTOU A TANTAS GERAÇÕES COM SEU PEQUENO BLOCO, MAS UMA ENORME ALEGRIA QUE PODIA VER ESTAMPADA EM SEU ROSTO AO PERCORRER BAIRROS DA CIDADE, ONDE PESSOAS FICAVAM NA PORTA AGUARDANDO SUA PASSAGEM PARA TIRAR FOTOS, FILMAR, AFINAL GUARDAR UMA LEMBRANÇA DE BIU E SEU BOI. SUA MORTE REALMENTE ME DEIXOU MUITO TRISTE, MAS NÃO QUEBRA O ENCANTO DO ÚLTIMO DIA DE CARNAVAL, QUE TIVE O PRAZER DE ACOMPANHAR O BLOCO PELAS RUAS, RELEMBRANDO QUANDO EM CARNAVAIS PASSADOS FICAVA NA PORTA DE CASA ESPERANDO A PASAGEM DE BIU. AO LONGE SE OUVIA O TOQUE DO BOMBO E SILVO DO APITO QUE ANUNCIAVA SUA CHEGADA. CORRIA A CHAMAR TODOS DENTRO DE CASA, EM INSTANTES A CALÇADA FICAVA TOMADA DE GENTE E LÁ VINHA O BOI DANÇANDO E ENCANTANDO ADULTOS E CRIANÇAS QUE QUERIAM TIRAR UMA FOTO. EU FICAVA ENCANTADA AO VER O BOI, MAS QUANDO ELE SE APROXIMAVA EU CORRIA COM MEDO, SÓ SAIA QUANDO OUVIA O TOQUE DO BOMBO SE AFASTANDO, ENTÃO VINHA ADMIRAR ELE DANÇANDO E DESCENDO A SIQUEIRA CAMPOS EM DIREÇÃO AO PONTILHÃO. PRONTO O CARNAVAL JÁ ESTAVA COMPLETO, TINHA VISTO O BOI DE BIU.
E AGORA COMO SERÁ O CARNAVAL?  COM CERTEZA MENOS COLORIDO SEM O BOI.
ENTRE AS MUITAS LIÇÕES QUE BIU ME DEIXOU É A CORAGEM EM FAZER AS COISAS SEM ESPERAR PELOS OUTROS. TAMBÉM QUANDO FIZER ALGUMA COISA FAÇA COM AMOR E DEDICAÇÃO, SEM SE IMPORTAR COM A OPINIÃO DOS OUTROS OU ESPERAR APROVAÇÃO DE ALGUÉM.
POR ESSAS E OUTRAS COISAS EU ADMIRAVA BIU DO BOI, BIU SORIANO OU APENAS BIU UM CIDADÃO BELOJARDINENSE QUE AMAVA SUA CIDADE E LUTAVA PARA NÃO DEIXAR MORRER A HISTÓRIA DE VELHOS CARNAVAIS.

AQUI PRESTO UMA MERECIDA HOMENAGEM A ALGUÉM MUITO ESPECIAL QUE FARÁ PARTE DA HISTÓRIA DOS CARNAVAIS DE BELO JARDIM E SEU POVO.
SALVE BIU O HOMEM DO BOI.


                                   GORY VIEIRA  26.02.2013