quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31.10.2013 CRIANÇAS DEVOLVIDAS ????

Crianças são devolvidas após quatro meses com pais adotivos

Irmãs de oito e cinco anos foram mandadas para a escola com roupas em sacos de lixo e aviso de que não voltariam para casa.

O caso de duas meninas de Erechim, de oito e cinco anos, cujos pais adotivos desistiram de concluir o processo de adoção após quatro meses de convivência chocou as pessoas que acompanharam o drama dessas crianças, bem como chama a atenção para os problemas que eventualmente podem envolver pais e filhos adotivos. Apesar de causar espanto nas pessoas que acompanharam a situação das duas meninas, que são irmãs, casos como esse são previsíveis, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê um período de adaptação para que seja estabelecido o contato entre as partes e avaliada a compatibilidade.

E foi nessa espécie de estágio probatório que as duas crianças foram reprovadas. O que mais chocou quem acompanhou o caso foram as circunstâncias em que as meninas teriam sido devolvidas. “A mãe adotiva as encaminhou para a aula com as roupas em sacos de lixo, e ligou para a escola dizendo que nesse dia elas não iriam para casa e que os responsáveis pelo Lar da Criança - abrigo onde as meninas estavam antes de serem adotadas - tomariam as providências”, conta uma professora, que não quer ser identificada.

A assistente social judiciária, Jaqueline Meneghatti, disse que as meninas estavam com a família adotiva no período chamado estágio de convivência, que antecede a adoção de fato. “É um período determinado pelo juiz, que não tem prazo fixo, para que pais e filhos adotivos possam conviver e perceber se essa convivência dará certo”, explica. Segundo Jaqueline situações como essa são muito raras na Comarca de Erechim onde nunca houve casos de famílias que tenham devolvido crianças após a adoção ter sido consumada.


No caso de Erechim, as pessoas próximas das crianças contam que a mãe adotiva trocou as meninas de escola e inclusive pedia que tratassem a menina mais velha pelo novo nome que pretendia dar a ela. As meninas teriam sido enviadas à escola com as roupas no dia 7 de outubro, quatro dias antes do Dia das Crianças, e o motivo seria que a mãe adotiva estava com depressão e que as meninas estariam atrapalhando o relacionamento do casal.

Jaqueline destaca que as adoções são situações individuais, nas quais é difícil prever alguns problemas que acabam influenciando o desligamento. “Muitas vezes as pessoas criam um mundo imaginário de família e têm dificuldade com a convivência real e os problemas diários”, salienta.

Para melhorar essa relação a assistente social judiciária destaca que em Erechim é desenvolvido o Espaço Adoção, uma parceria com a URI – Campus Erechim, o Juizado da Infância e Juventude e o Ministério Público. O Projeto Espaço Adoção existe desde 2005 e oferece um espaço de reflexão e informação sobre a temática adoção a pais adotivos e habilitados à adoção, promovendo inclusive cursos para casais interessados em adotar.

Além do curso preparatório, o Projeto Espaço Adoção realiza, todas as segundas quartas-feiras de cada mês, na URI-Campus de Erechim, encontros abertos a pais adotivos e habilitados à adoção com o intuito de favorecer a ampliação das reflexões sobre a temática, além de trabalhar expectativas e sentimentos da família adotiva.

FONTE:  http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?ID=20747

CASOS COMO ESSE ACONTECEM MUITO. ALGUMAS PESSOAS PEGAM CRIANÇAS PARA ADOTAR E DEPOIS DE UM TEMPO AS DEVOLVEM COMO FOSSEM UM BRINQUEDO QUE VOCÊ ENJOOU. É PRECISO LEMBRAR QUE AS CRIANÇAS TEM SENTIMENTOS. JÁ PENSOU COMO SE SENTE UMA PESSOA QUE É ADOTADA E DEPOIS DEVOLVIDA?

ALGUMAS VEZES DÃO SORTE DE ARRANJAR PESSOAS BOAS PARA LHES ADOTAREM NA SEGUNDA OU TERCEIRA VEZ DE RETORNO AO ABRIGO OU ORFANATO.

ADOÇÃO É UMA COISA IMPORTANTÍSSIMA. ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE QUEREM ADOTAR UMA CRIANÇA, AI QUANDO CONSEGUEM DEPOIS COMEÇAM A DESPREZAR OU MALTRATAR A CRIANÇA, ALGUMAS VEZES ACONTECEM ATÉ ABUSOS.

É PRECISO TER MUITO CUIDADO A QUEM SÃO ENTREGUES AS CRIANÇAS. JÁ FORAM DESPREZADAS POR SEUS PAIS, AI QUANDO TEM A CHANCE DE TER NOVOS PAIS, ÁS VEZES VIVEM UMA SITUAÇÃO MUITO PIOR DO QUE ANTES.