quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DIABETES: UMA DOENÇA SILENCIOSA

DIABETES
O TERMO DIABETES ABRANGE UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES CRÔNICAS OU DE EVOLUÇÃO PROLONGADA, NA QUAL ESTÃO AFETADOS AS FORMAS PELAS QUAIS O ORGANISMO UTILIZA OS ALIMENTOS COM O OBJETIVO DE PRODUZIR A ENERGIA NECESSÁRIA PARA A VIDA. NO DIABETES EXISTE FUNDAMENTALMENTE UMA ALTERAÇÃO NO METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS (AÇUCARES E GLICOGENIA), EMBORA TAMBÉM AFETADO O METABOLISMO DAS GORDURAS E PROTEÍNAS. EXISTEM DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE DIABETES: O TIPO I E O TIPO II; EXISTEM TAMBÉM OUTRAS DOENÇAS, TAIS COMO A INTOLERÂNCIA Á GLICOSE, O DIABETES NA GRAVIDEZ E O DIABETES ORIGINADO POR DOENÇAS PANCREÁTICAS. SEJA QUAL FOR O TIPO DE DIABETES QUE VOCÊ APRESENTA, É ESSENCIAL QUE SEJA REALIZADO UM CONTROLE METABÓLICO SUPERVISIONADO PELO SEU MÉDICO PARA QUE POSSA MANTER – SE SAUDÁVEL.
O QUE É INSULINA?
A INSULINA É UM HORMÔNIO ESSENCIAL PRODUZIDO PELO PANCRÊAS E QUE É LIBERADO PARA A CORRENTE SANGUÍNEA. ELA FIXA–SE INDIVIDUALMENTE AO NÍVEL CELUÇAR EM LOCAIS ESPECÍFICOS CONHECIDOS COMO RECEPTORES DA INSULINA. UMA VEZ FIXADA, POSSIBILITA QUE O AÇUCAR OU A GLICOSE (DOS ALIMENTOS INGERIDOS) PENETRE NO FÍGADO, NOS ADIPÓCITOS E NAS FIBRAS MUSCULARES, ONDE É UTILIZADA PARA REPRODUÇÃO DE ENERGIA.
DIABETES MILLITUS TIPO I
NO DIABETES TIPO I, A PRODUÇÃO DE INSULINA PELO PANCRÊAS É DEFICIENTE OU NULA, A AUSÊNCIA DETERMINA QUE O AÇUCAR NÃO POSSA ENTRAR NAS CÉLULAS PARA SER UTILIZADO NA PRODUÇÃO DE ENERGIA. OS TECIDOS ORGÂNICOS SÃO ÁVIDOS PELA GLICOSE, A QUAL NO DIABETES PASSA A APRESENTAR NÍVEIS SANGUÍNEOS PERIGOSAMENTE ELEVADOS. ESTE TIPO DE DIABETES INICIA – SE MAIS FREQUENTEMENTE NA JUVENTUDE, EMBORA POSSA APARECER TAMBÉM EM ADULTOS DE IDADE AVANÇADA. CERCA DE 5 A 10% DOS PACIENTES DIABÉTICOS APRESENTAM O DIABETES TIPO I E NECESSITAM RECEBER TRATAMENTO COM INSULINA.
DIABETES MILLITUS TIPO II
NO DIABETES TIPO II, EMBORA O PANCRÊAS PRODUZA INSULINA, ESTA ENCONTRA-SE EM QUANTIDADE MUITO BAIXA OU ENTÃO ELA NÃO É EFETIVA. ALÉM DISSO, É POSSÍVEL QUE OS RECEPTORES DA INSULINA QUE CONTROLAM O TRANSPORTE DE AÇUCAR PARA O INTERIOR DAS CELULAS NÃO FUNCIONEM ADEQUADAMENTE OU EXISTAM EM NÚMERO INSUFICIENTE. O DIABETES II COSTUMA APARECER EM INDIVÍDUOS COM MAIS DE 40 ANOS. A MAIORIA DOS PACIENTES QUE APRESENTAM A DIABETES TIPO II RECENTEMENTE DIAGNOSTICADOS COSTUMAM APRESENTAR EXCESSO DE PESO E PODEM CONTROLAR O DIABETES ATRAVÉS DO EMAGRECIMENTO OU ATRAVÉS DE UMA DIETA. EM CERTOS CASOS, A FIM DE ATINGIR O CONTROLE DA GLICOSE, PODE SER NECESSÁRIO LANÇAR MÃO DE UMA TERAPÊUTICA FARMACOLÓGICA POR VIA ORAL OU ENTÃO UTILIZAR A INSULINA DE FORMA INJETÁVEL.

SINTOMAS DO DIABETES

TIPO I
PERDA RÁPIDA DE PESO


TIPO II
FADIGA OU CANSAÇO
POLIFAGIA
POLIDIPSIA
POLIÚRIA
INFECÇÕES FREQUENTES
CICATRIZAÇÃO LENTA DE FERIDAS E ÚLCERAS
VISÃO BORRADA
PELE SECA E PRURIGINOSA
HIPOESTESIA DAS MÃOS E PÉS
IMPOTÊNCIA
AUSÊNCIA DE SINTOMAS



REGULAÇÃO DA GLICOSE
MANTEM–SE NÍVEIS ADEQUADOS DE AÇUCAR E GLICOSE NO SANGUE OU NO PLASMA DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DE ENERGIA DO ORGANISMO. O MÉDICO PODE CONTROLAR O NÍVEL DE GLICOSE ATRAVÉS DE UM TESTE DENOMINADO HEMOGLOBINA GLICOSILADA.


HIPERALICEMIA
HIPORALICEMIA
CAUSADA POR

INSULINA INSUFICIENTE
EXCESSO DE INSULINA
ALIMENTAÇÃO DEFICIENTE
EXERCÍCIO EXCESSIVO
EXCESSO DE INGESTÃO DE DOCES OU STRESSE
INATIVIDADE

SINTOMAS

FADIGA / DOR ABDOMINAL

FOME / TREMOR OU FRAQUEZA / SUDORESE / CONFUSÃO OU IRRITABILIDADE
PERDA DE PESO / SEDE

IRRITABILIDADE

OCASIONA
COMA DIABÉTICO
REAÇÃO INSULÍNICA
CETOACIDOSE






PROBLEMAS QUE APARECEM A LONGO PRAZO COM A SAÚDE DO DIABÉTICO
OS NÍVEIS ELEVADOS DE GLICOSE PLASMÁTICA QUE ESTÃO PRESENTES NO DIABETES PODEM DANIFICAR OS PEQUENOS E GRANDES VASOS SANGUÍNEOS, BEM COMO OS NERVOS. O DIABETES PODE TAMBÉM ENFRAQUECER A CAPACIDADE DO ORGANISMO PARA ENFRENTAR INFECÇÕES. DESTA FORMA, É MAIS PROVÁVEL QUE OS INDIVÍDUOS QUE APARESENTAM A DOENÇA PASSEM A TER PROBLEMAS OCULARES QUE CONDICIONEM A PERDA DA VISÃO, APRESENTEM NEFROPATIAS, ATAQUES CARDÍACOS, ACIDENTES VASCULARES, CEREBRAIS, HIPERTENSÃO ARTERIAL, CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA INSUFICIENTE, FORMIGAMENTO DAS MÃOS E PÉS, PROBLEMAS SEXUAIS, AMPUTAÇÕES E INFECÇÕES. O CONTROLE ADEQUADO DO DIABETES PODE AUXILIAR A PREVENÇÃO DESTES PROBLEMAS OU ENTÃO MINIMIZÁ – LOS.
MODIFICAÇÕES SAUDÁVEIS NO ESTILO DE VIDA
O PACIENTE DEVE CONHECER O MÁXIMO POSSÍVEL SOBRE SUA DOENÇA. O APRENDIZADO PROPORCIONARÁ AS INFORMAÇÕES QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA CONTROLAR EFICIENTEMENTE O DIABETES E PARA PRODUZIR ALTERAÇÕES SAUDÁVEIS NO ESTILO DE VIDA. ESTAS ALTERAÇÕES SÃO AS SEGUINTES:
·          ESCOLHER UMA DIETA BALANCEADA RICA EM CARBOIDRATOS COMPLEXOS.
·         DIMINUIR A INGESTÃO DE CARBOIDRATOS SIMPLES OU AÇUCARES.
·         DIMINUIR AS GORDURAS DA DIETA.
·         ALIMENTAR–SE RIGOROSAMENTE NO MESMO HORÁRIO.
·         REALIZAR EXERCÍCIOS DE BAIXO IMPACTO, DO TIPO CAMINHADAS, NATAÇÃO OU CICLISMO.

É MUITO IMPORTANTE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DO SEU MÉDICO E MANTER UM CONTROLE REGULAR COM A EQUIPE DE PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS EM DIABETES. ANTES DE INICIAR QUALQUER TIPO DE DIETA E/OU UMA PROGRAMAÇÃO DE EXERCÍCIOS O PACIENTE DEVERÁ RECEBER ORIENTAÇÕES NA CONSULTA COM O MÉDICO.

O DIABETES PRECISA SER COMPENSADO
ELABORADO PELA EQUIPE:
ANDREA – CLAUDETE – ELAINE – FRANCISCA – KEYSE – LEONIDAS – ROSELANDIA – MICHERLLAYANNE – TATIANA – WYLK
FACULDADE DE ENFERMAGEM DE BELO JARDIM – FAEB
TURMA: 2005/01