Importância da amamentação nos primeiros anos de vida
A amamentação é fundamental no primeiro ano de vida e influência diretamente o desenvolvimento da criança, devido às diferenças entre crianças amamentadas e alimentadas com fórmulas infantis no seu posterior ganho de peso.
O leite materno é completo e protege a criança de muitas doenças. Em relação aos fatores nutricionais, o leite materno quando comparado ao leite de vaca, fornece água na medida certa para a hidratação e maiores quantidades das vitaminas A, B e C, além de possuir substâncias que facilitam a absorção de Cálcio e do Ferro pelo bebê. A gordura presente no leite materno é de melhor qualidade, pois possui os ácidos graxos essenciais que colaboram para um bom desenvolvimento cerebral, e é um alimento mais fácil de ser digerido evitando assim desconforto da criança. Além de todos esses benefícios a amamentação aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê.
Embora o leite materno seja o mais indicado, em alguns casos há a necessidade de uso ou complementação com fórmulas infantis, principalmente quando o bebê nasce prematuro, ou possuem peso abaixo de 1500 g ou apresentam intolerâncias.
Além de benefícios para o bebê o aleitamento também beneficia a mãe, como:
Redução do peso mais rapidamente após o parto;
Recuperação do útero ao seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;
Redução do risco de diabetes;
Redução do risco de câncer de mama.

























