quarta-feira, 28 de agosto de 2013

28.08.2013 APAGÃO ATINGE A REGIÃO NORDESTE

Chesf diz que apagão foi de "grande porte"; 7 capitais restabelecem energia

 28/08/201317h02 >Atualizada 28/08/201317h44

Do UOL, em São Paulo

O apagão que atingiu o Nordeste a partir das 15h03 desta quarta-feira (28) foi considerado de "grande porte" pela Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). A empresa ainda trabalha para restaurar a energia e apurar as causas do blecaute. O ONS (Operador Nacional do Sistema) também está investigando as causas do desligamento por meio do Centro Nacional da ONS, em Brasília.

 Ainda conforme a ONS, por meio de sua assessoria de imprensa, a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida às 16h30. Às 17h23, contudo, Maceió teve nova queda no fornecimento.

A assessoria da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a carga para a região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de sete estados da região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Chesf, o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

O ONS informou que o apagão teve início às 15h03. A interrupção do fornecimento de eletricidade afetou áreas em todos os Estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão, segundo concessionárias que atuam nesses locais consultadas pela Reuters.

O órgão disse, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não é possível precisar quais localidades foram atingidas, o tamanho do blecaute, nem a causa da interrupção no fornecimento de energia.

 

FONTE: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2013/08/28/chesf-diz-que-apagao-foi-de-grande-porte-7-capitais-restabelecem-energia.htm